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jesus e sua igreja espiritual

 



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BABILÔNIA É ROMA? IPEDRO 5:13
BABILÔNIA É ROMA? IPEDRO 5:13

A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos. I PEDRO 5:13.

POR QUE OS CATÓLICOS TORCEM AS ESCRITURAS PARA TENTAR INSINUAR UMA VERDADE?

VAMOS A UM PEQUENO ESTUDO SOBRE ESTE VERSÍCULO DE I PEDRO 5:13.

A QUEM PEDRO DIRIGE A SUA PRIMEIRA CARTA?

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; 1 Pedro 1:1
ONDE NESTE VERSÍCULO DIZ QUE ELE ESTÁ SE DIRIGINDO A ROMA OU AOS ROMANOS SE A CARTA NÃO ERA ENDERAÇA A ELES?
SE PEDRO ESTIVESSE ESCREVENDO AOS ROMANOS POR QUE NÃO USOU O NOME ROMA QUE NEM PAULO USOU EM SUA CARTA AOS ROMANOS?
VEJAMOS O QUE PAULO ESCREVEU NA SUA CARTA AOS ROMANOS?: (ROMANOS 1:7) - A todos os que estais em ROMA, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
LOGO BABILÔNIA NUNCA FOI ROMA. ESTA BABILÔNIA estava na cidade de Babilônia, às margens do rio Eufrates.
Quando os apóstolos pregaram no dia de pentecostes em Jerusalém, dos convertidos agregaram-se quase três mil almas. Dentre estes, estavam os que lemos em Atos 2:9 a 11.
Encontramos convertidos do Ponto, Galácia (Ásia Menor), Capadócia, Ásia, Bitínia (Ásia Menor) e BABILÔNICOS (Babilônia foi capital da antiga Suméria e Acádia, no sul da Mesopotâmia – Hoje, Iraque – 80 Km ao sul de Bagdá).
Observe no versículo 10 que os ROMANOS são citados separadamente dos MESOPOTÂMICOS (inclui BABILÔNICOS). Sendo naquela época BABILÔNIA uma referência à “ROMA”, por que Lucas ao escrever a epístola de ATOS, no versículo 10, não informou “BABILÔNICOS” e sim ROMANOS?
Atos 2:9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia,
10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11 cretenses e árabes-ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus.
Será que Pedro foi o único judeu daquela época que escrevia “BABILÔNIA” (sul da Mesopotâmia) como “referência obscura” (como crêem os hereges) a ROMA? Paulo não conviveu com Pedro? (Gálatas 2:11)
Pedro, em I Pedro 5:13, faz referência a JUDEUS (co-irmãos) crentes da igreja na BABILÔNIA (sul da Mesopotâmia) saudando JUDEUS (peregrinos da Dispersão – I Pedro 1:1) do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.
Cometários de um site:

De onde Pedro escreveu a carta

Somos informados de que Pedro escreveu esta carta da

Babilônia (5.13). A grande questão é saber a que Babilônia

se refere Pedro. Havia naquela época três cidades com esse

nome.

A primeira era uma pequena cidade que ficava no norte

do Egito, onde se localizava num posto avançado do exér

-

cito romano. Ali havia uma comunidade de judeus e alguns

cristãos, mas é pouco provável que Pedro estivesse nessa

região quando escreveu essa missiva.

A segunda Babilônia ficava no Oriente, junto ao rio

Eufrates, na Mesopotâmia. Também nessa cidade havia

grande comunidade de judeus e certamente nessa época os

cristãos já povoavam a cidade. Calvino é de opinião que

Pedro escreveu esta carta do Oriente, uma vez que Paulo

não faz referência a Pedro em sua epístola aos Romanos

nem cita Pedro nas cinco cartas que escreveu de Roma.

20

A terceira Babilônia era Roma. Pedro teria usado o

mesmo recurso que o apóstolo João empregou no livro

de Apocalipse (Ap 17.4-6,9,18; 18.10), referindo-se a

Roma por meio de um código, em linguagem metafóri

-

ca. A maioria dos estudiosos, dentre eles os pais da Igreja

Eusébio e Jerônimo, entende que Pedro escreveu sua carta

de Roma e, por se tratar de um tempo de perseguição, pre

-

feriu referir-se à capital do império por meio de códigos.

21

Robert Gundry afirma que os primeiros pais da Igreja en

-

tenderam que “Babilônia” era uma referência a Roma. Diz

ainda que a tradição desconhece a existência de qualquer

igreja em Babilônia da Mesopotâmia e nada sabe de al

-

guma visita ali feita por Pedro; todavia, a tradição indica

que Pedro morreu em Roma.

22

Por outro lado, Guilherme

Orr ressalta que há escassa evidência para substanciar este

ponto de vista.

23

É quase impossível fechar questão nesse ponto. Melhor

é deixar aberta a questão do local onde estava Pedro ao

escrever sua epístola. Holmer chega a escrever: “Sobre a

época e o local em que Pedro redigiu sua carta, paira uma

incerteza impossível de eliminar”.

24

QUAL A DEFESA CATÓLICA? VAMOS A MAIS UM DEBATE.